Segunda, 24 de Junho de 2024 21:13
61 99813-4639
Geral Geral

Sala de Crise do Região Nordeste é aberta nesta quinta-feira

A Sala de Crise do Região Nordeste foi aberta nesta quinta-feira, 13 de julho, por meio de uma reunião transmitida pelo canal da ANA no YouTube . A...

13/07/2023 16h00
Por: Redação Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Diretor Filipe Sampaio (ao centro) participa da reunião da Sala de Crise do Região Nordeste
Diretor Filipe Sampaio (ao centro) participa da reunião da Sala de Crise do Região Nordeste

A Sala de Crise do Região Nordeste foi aberta nesta quinta-feira, 13 de julho, por meio de uma reunião transmitida pelo canal da ANA no YouTube . A medida faz parte de um plano de contingência elaborado em virtude da instalação doEl Niñono início de junho de 2023, visando prevenir e preparar ações de minimização de possíveis impactos. Também está prevista a ativação da Sala de Crise da Região Norte e a continuidade da Sala de Crise da Região Sul.

OEl Niñoé um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento da superfície do Oceano Pacífico e alteração nos padrões de circulação atmosférica em todo o planeta. O fenômeno está associado a chuvas abaixo da média nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, e chuvas acima da média na região Sul.

O objetivo da Sala de Crise é compartilhar a melhor informação técnica disponível sobre a evolução doEl Niño, previsões climáticas, situação dos recursos hídricos e impactos observados, assim como discutir e encaminhar as medidas e ações necessárias para mitigar seus efeitos. Dessa forma, a sala de crise será um ambiente de articulação entre as diversas instituições envolvidas na gestão de recursos hídricos na região Nordeste durante o período de atividade do fenômeno climático.

As reuniões da Sala de Crise da Região Nordeste terão a periodicidade mensal e serão realizadas no formato virtual, transmitidas ao vivo e as gravações disponibilizadas no canal da ANA no YouTube .

Em cada reunião, a situação climática e perspectivas futuras serão apresentadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Também será tratado sobre o panorama da situação dos sistemas hídricos locais, além de falas dos órgãos de recursos hídricos e salas de situação estaduais sobre os impactos e medidas necessárias ou já adotadas. Ainda poderão ocorrer apresentações do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), dos comitês de bacias hidrográficas e outras instituições convidadas.

Continua após a publicidade

Salas de crise

As salas de crise são instituídas para promover medidas voltadas à minimização dos impactos de eventos hidrológicos críticos de qualquer espécie, em áreas delimitadas, que podem comprometer a segurança hídrica ou os usos múltiplos da água.

A Resolução ANA nº 155/2023 institucionalizou as salas com o objetivo de fornecer segurança ao processo participativo que as envolve, junto aos diversos atores. Também busca orientar a operação e melhorar a gestão desses espaços, além de garantir a continuidade desse instrumento de articulação.

Desde2013, a ANA tem utilizado assalas de crise como ambiente para a reuniãodeatores governamentais e não governamentais para discussão sobre a iminência da ocorrência de um evento hidrológico crítico, como aconteceu nascrises hídricas do São Francisco, do Paraíba do Sul e do Sistema Cantareira, entre outras.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 19h06
23°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 28°

23° Sensação
6.26 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)

Mín. 16° Máx. 18°

Tempo nublado
Amanhã (26/06)

Mín. 16° Máx. 29°

Tempo limpo
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias