Domingo, 21 de Julho de 2024 14:46
61 99813-4639
Cultura São Paulo

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo celebra os 469 anos de São Paulo com memorial e sarau

Com entrada gratuita, evento neste sábado (28) faz homenagem ao artista e fundador do MAB, Emanoel Araujo

27/01/2023 12h40
Por: Redação Fonte: Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove no próximo dia 28 de janeiro, a inauguração do memorial, em homenagem ao fundador que leva o nome do espaço em comemoração ao 469º aniversário da capital paulista.

Emanoel Araujo, ao longo de suas cinco décadas de vida em São Paulo, nunca deixou de homenageá-la no dia de seu aniversário. A última de uma série de exposições dedicadas por ele à metrópole, “Arqueologia Amorosa de São Paulo”, foi inaugurada no dia em que a cidade comemorava seus 468 anos de existência e teve, como desdobramento, o lançamento de um catálogo homônimo.

A publicação registra a mostra e também consolida uma série de outras exposições por ele realizadas em anos anteriores e que contaram a história da cidade sob diferentes ângulos.

Nesse 469º aniversário de São Paulo, nada mais justo que o museu por ele fundado, retribua essa dedicação de Emanoel Araujo à cidade que o adotou, com a inauguração de um memorial em sua homenagem que passará a integrar a exposição de longa duração do acervo da instituição.

A homenagem, organizada pela equipe do Museu, sob a coordenação de Claudio Nakai, que colaborou com Araujo durante mais de três décadas, incorporará aspectos da produção artística e da biografia de Araujo, intrinsecamente ligada à história da metrópole.

Continua após a publicidade

O memorial conta com texto do curador e pesquisador Claudinei Roberto, segundo o qual “o pioneirismo e protagonismo de Emanoel Araujo deixou marcas indeléveis no cenário artístico nacional e na cidade de São Paulo” e ficará aberta ao público durante todo o ano de 2023.

A programação contempla ainda o “Sarau Literário – Meus Poetas Negros”. O evento será coordenado e mediado pelo poeta, ficcionista, crítico e historiador da literatura, Oswaldo de Camargo, um dos maiores nomes da literatura brasileira e parceiro de vários projetos de Araujo.

O sarau tem participação dos convidados Abílio Ferreira e Mariana Per para a leitura de poemas de autores e autoras negro(a)s e um diálogo sobre a contribuição de Emanoel Araujo – a partir das curadorias e acervos – no campo da literatura afro-brasileira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 14h06
20°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 22°

20° Sensação
2.06 km/h Vento
59% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 15° Máx. 24°

Tempo limpo
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias