Domingo, 21 de Julho de 2024 13:37
61 99813-4639
Cultura São Paulo

SP inaugura Galeria Multimídia com a obra completa de Candido Portinari em Brodowski

Com acesso gratuito, a iniciativa cria um novo circuito dentro do Museu Casa de Portinari

22/12/2022 14h50
Por: Redação Fonte: Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (22), no Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), a Galeria Multimídia que vai exibir a obra completa do pintor Candido Portinari (1903-1962). A iniciativa conta com investimento de R$ 250 mil do Estado, patrocínio do Instituto Credicitrus, parceiro oficial do projeto, e o apoio do Projeto Portinari.

“A nova Galeria Multimídia do Museu Casa de Portinari permite pela primeira vez que o público da instituição acesse todas as obras criadas pelo genial pintor brasileiro ao longo de sua trajetória”, afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Trata-se de uma vasta e completa introdução a todas as fases de Portinari, que pode vista em projeção continua ou dividida em períodos, por meio de terminais interativos. É possível assim ir além do acervo físico do museu, o que torna a visita ainda mais instigante. A implantação deste espaço resulta do compromisso do Governo do Estado com a cultura e as instituições culturais públicas, que receberam aportes recordes na gestão 2019/2022.”

A Galeria Multimídia trouxe um novo percurso dentro do museu, que começa na sala onde foram instalados quatro projetores de alta resolução. Os equipamentos vão exibir, permanentemente e em ordem cronológica, nas paredes, as mais de 5.300 criações de Candido Portinari registradas no catálogo Raisonné, publicação que traz o conjunto da obra do artista cuja fase produtiva foi de 1914 à 1962, quando ele morreu intoxicado pelas próprias tintas. Ação também celebra o aniversário do artista que, se estivesse vivo, completaria 119 anos em 29 de dezembro.

A segunda etapa do percurso é o ambiente onde foi instalado um totem interativo que exibe uma coletânea com cerca de 200 obras emblemáticas de Portinari, entre elas, as das séries “Músicos e Casamentos”, “Chorinho”, “Frevo”, “Paisagens de Brodowski”, “Jogos Infantis”, “Circo”, “Trabalho no Campo”, “Jangadas e Pescadores”, “Tipos Étnicos”, “Cangaceiros”, “Fauna e Flora”, “Descobrimento”, “Ciclos Econômicos”, “Arte Sacra” e “Retirantes”, além de obras únicas do pintor como a conhecida “Tiradentes”.

O circuito termina na sala de painéis interativos que mostram a linha do tempo da vida e obra de Candido Portinari, espaço que já existia no museu, mas que passa a integrar a Galeria Multimídia. Nesse ambiente também há jogos interativos que ensinam e testam a memória do visitante.

Continua após a publicidade

Segundo Angélica Fabri, museóloga e diretora-executiva da ACAM Portinari, muitas das obras marcantes, que retratam as várias fases de Portinari, foram produzidas em Brodowski onde o artista nasceu, viveu sua infância e parte da adolescência. “Era em sua terra natal que Portinari passava grandes temporadas em busca de descanso e inspiração. A casa da família, hoje museu, simboliza o amor e o grande vínculo que Candinho mantinha com Brodowski, tão presente em suas criações. Por meio da tecnologia e da inovação, expandimos nosso projeto museológico e criamos uma nova experiência para o público”, explica.

Portinari na parede

João Candido Portinari, idealizador e presidente do Projeto Portinari, e filho único do artista, conta que a Galeria Multimídia é a materialização de uma ideia que começou anos atrás. “O ‘Carrossel Raisonné’ foi uma ideia do Marcello Dantas. Lembro-me bem do dia que ele me disse: ‘João, e se jogássemos o Catálogo Raisonné na parede?’. Implementamos nas exposições ‘Guerra e Paz’, entre 2012 e 2014, e, mais recentemente, na exposição ‘Portinari Raros’, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, e foi um grande sucesso. O ‘Carrossel’ [que agora ganha o nome de ‘Galeria Multimídia’] é mais um recurso tecnológico para democratizar a obra de Portinari. Nada mais justo que se instale agora, em caráter permanente, no Museu Casa de Portinari, onde ele começou a desenhar e pintar”.

Apoio à cultura

De acordo com Gledson Viana, gerente do Instituto Credicitrus, com sede em Bebedouro (SP), apoiar a cultura é um dos pilares da organização. “Acreditamos que a cultura é uma importante alavanca de desenvolvimento humano, uma vez que produz conhecimento, estimula o pensamento crítico, a criatividade e valoriza o talento. O propósito do Instituto Credicitrus é criar oportunidades, transformar vidas. Nesse contexto, é motivo de grande orgulho podermos investir na ativação da Galeria Multimídia pela qual vamos ajudar a proporcionar à comunidade a oportunidade de ver e conhecer a obra completa de Candido Portinari, esse artista genial da nossa região, de São Paulo, do Brasil e do mundo”, diz.

Continua após a publicidade

Sobre o Museu Casa de Portinari

O Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, reúne e conecta a história do artista plástico Candido Portinari com sua terra natal, suas origens e a paixão pela arte. As experiências artísticas e técnicas, os hábitos e o desenvolvimento da família, ficaram registrados no imóvel, como nas obras pintadas nas paredes em cômodos diversos, nos poemas que descrevem a rotina da vizinhança ou, ainda, na capela que o pintor construiu para a avó e nas roseiras plantadas por ela.

Em 1968, a casa foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, posteriormente, adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo. O equipamento cultural foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em janeiro de 1970. Meses depois foi aberto para visitação com esforços dos familiares do artista, do município e do Estado.

Sobre o Projeto Portinari

Fundado dentro da área científica da PUC- Rio, o Projeto Portinari tem como objetivos, além do resgate abrangente e minucioso da vida e da obra de Candido Portinari, gravar a obra do artista na busca da nossa identidade cultural e consolidação da nossa memória nacional. Não menos importante mobilizar a grande mensagem pictórica, ética e humanista de Portinari na promoção de valores mais atuais do que nunca, como a não violência, a justiça social, fraternidade entre os povos e o respeito à dignidade da vida. O projeto tem, ainda, uma ampla e importante contribuição sociocultural, buscando uma melhor compreensão do processo histórico-cultural brasileiro.

Através de um intenso trabalho de pesquisa, organização e digitalização de imagens, o projeto já catalogou mais de 5.300 pinturas, desenhos e gravuras; mais de 25 mil documentos sobre sua obra e vida; mais de 6 mil cartas, além de fotografias, filmes, recortes; mais de 10 mil publicações; mais de 70 depoimentos, totalizando 130 horas gravadas, de artistas, intelectuais e personalidades de seu tempo, realizou pesquisa de autenticidade das obras (Projeto Pincelada), além da publicação do Catálogo Raisonné “Candido Portinari – Obra Completa”, primeira dessa natureza na América Latina.

Sobre o Instituto Credicitrus

O Instituto Credicitrus foi fundado em 28 de agosto de 2019 para potencializar a disseminação dos princípios cooperativistas, em especial o 5º (Educação, Formação e Informação) e o 7º (Compromisso com a comunidade), além de facilitar o compartilhamento de valores sociais, ambientais e de governança (ESG) com os cooperados da Cooperativa Credicitrus e toda a sociedade.

Como estratégia de atuação, fomenta iniciativas inovadoras, desenvolvidas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Negócios de Impacto Social, nas áreas social, ambiental, cultural e de educação. Através de parcerias de sucesso e credibilidade, partilhamos novas propostas de aprendizado, viabilizamos oportunidades de desenvolvimento social e geramos impacto ao pensar em formas criativas de empreender, viver e crescer. Desde sua fundação, o Instituto Credicitrus vem aprimorando sua estrutura de gestão, avaliação de resultados e impacto, ampliando sua capacidade de fazer o bem e cumprindo seu propósito de “Construir oportunidades. Transformar vidas”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 11h06
16°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 22°

16° Sensação
3.6 km/h Vento
73% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 15° Máx. 24°

Tempo limpo
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias