Domingo, 21 de Julho de 2024 14:07
61 99813-4639
Cultura São Paulo

Governo de SP entrega modernização e do Projeto Luminotécnico do Museu Catavento

Com investimento de R$ 6,3 milhões, Museu tombado pelo Condephaat terá iluminação artística nas fachadas, novas instalações e uma loja

16/12/2022 10h15
Por: Redação Fonte: Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo

Governo de SP entrega modernização e do Projeto Luminotécnico do Museu Catavento
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo realizou nesta quinta-feira (15) a entrega das obras de requalificação e modernização e Projeto Luminotécnico do Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, sob gestão da Organização Social Catavento Cultural e Educacional. O projeto tem investimento de R$ 6,3 milhões do Estado.

Localizado no Palácio das Indústrias, edifício tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), o Museu Catavento ganhou uma iluminação artística nas fachadas, com o objetivo de valorizar as volumetrias e ornamentos que compõem os traços arquitetônicos do imóvel, além de promover uma requalificação do seu entorno no período noturno.

Grande parte da exposição de longa duração, com foco na Seção Sociedade, foi requalificada. Ao todo, uma área de 1000 m² ganhou novas instalações e passou por uma atualização tecnológica, cenográfica e de conteúdo, garantindo o compromisso do museu em apresentar narrativas de qualidade e relevância. A instituição também tem uma nova loja, com produtos personalizados sobre as quatro grandes áreas temáticas da instituição (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), localizada na varanda lateral do prédio.

Atualização contínua

Continua após a publicidade

Entre as novidades está a atualização da mostra imersiva “História das Histórias”, instalada desde a inauguração do Museu, que além da nova cenografia recebeu modernização nos equipamentos de imagem e som, permitindo vídeos mais interativos e dinâmicos. Já o painel interativo “Descobrindo Portinari”, com obras do artista brasileiro, passou por atualização tecnológica e visual. A parede de 7m² de altura, “Escalda dos Sábios”, teve toda tecnologia e cenografia requalificadas.

Enquanto a instalação Nanoaventura recebeu novos equipamentos de informática, computadores e monitores, cabos, fones, projetor e atualização da cenografia. O antigo módulo da Ecologia teve seu conteúdo e narrativa expográfica atualizada na íntegra e agora se chama Biosfera, assim como a instalação “Educação – único caminho para o progresso social e material”, que agora terá o conteúdo distribuído em três eixos principais: “A Educação é decisiva – a educação melhora as sociedades humanas”, “Educação no Brasil de Hoje” – melhorou, mas tem muito a melhorar (e erros a corrigir) e “Êxitos” onde apresentamos pessoas, escolas e localidades que se transformaram pela educação.

Novos módulos expositivos

O espaço também ganhou novas exposições e instalações, entre elas: O Legado do Negro no Brasil, apresentando personalidades e culturas negras e africanas essenciais ao desenvolvimento do Brasil, além de elementos culturais, como língua, símbolos e tecnologias. O Palácio das Indústrias, com um módulo inédito destacando a importância como patrimônio arquitetônico do Estado de São Paulo. Já ocorreram, desde 2013, visitas mediadas sobre a história do prédio, chamada de “Visita Histórica ao Palácio das Indústrias”.

Agora, além do sucesso do roteiro histórico, a exposição complementa as referências sobre a história do monumento. História do Modelo Atômico, Módulo expositivo que aborda o caminho trilhado pela ciência para o entendimento do átomo e suas estruturas. Economia Circular do Plástico, com foco na educação e consciência ambiental, este módulo traz através de painéis interativos, hologramas, markups e projeções mapeadas. O espaço expositivo foi idealizado em parceria com o Movimento Plástico Transforma.

Continua após a publicidade

Nova loja, além dos suvenires clássicos, conta com itens originais como experimentos científicos (eletrostáticos, químicos e gravitacionais); quebra-cabeças temáticos, como a versão de 1000 peças do Palácio das Indústrias; livros, agendas, cadernos, chinelos e muito mais. A ideia é que a visita à loja complemente o passeio e permita que o visitante leve uma lembrança legal e com efeito filantrópico, já que as vendas compõem parte da renda usada na manutenção da instituição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 11h06
16°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 22°

16° Sensação
3.6 km/h Vento
73% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 15° Máx. 24°

Tempo limpo
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias