Segunda, 18 de Outubro de 2021 17:24
11 93253-3337
Geral Pará

Hospital Regional Público do Araguaia, em Redenção, zera fila para cirurgia infantil

Com a retomada das cirurgias eletivas devido à redução de casos de Covid-19, a unidade de saúde realiza até quatro procedimentos cirúrgicos por dia

12/10/2021 06h05
Por: Redação Fonte: Secom Pará

A data dedicada à criança, 12 de outubro, também é o Dia do Cirurgião Pediátrico. No Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), na sede municipal de Redenção, no Sul do Pará, há um motivo muito especial para comemorar: não há fila de espera para cirurgias em crianças, que são atendidas em até 48 horas após a chegada à unidade de saúde. Com a retomada das cirurgias eletivas, o HRPA realiza esse procedimento em quatro dias da semana, e até quatro cirurgias por dia. 

Devido à redução dos casos de Covid-19 no Pará, o Hospital Regional do Araguaia normalizou o atendimento em cirurgias eletivas para adultos e crianças, já totalizando, só neste ano, 224 procedimentos. “Durante o período crítico da pandemia, o Hospital reduziu a quantidade de cirurgias eletivas, o que criou uma demanda de espera. Mas com a retomada do funcionamento normal, não existe mais fila de espera”, informou o cirurgião pediátrico Ugo Bicego Queiroz.

Prevenção- Segundo o médico, a correção das doenças na primeira infância é fundamental para o bom desenvolvimento físico e psicológico. “As cirurgias eletivas durante a infância evitam o risco de a doença agravar. Por exemplo, a cirurgia de hérnia que, conforme o crescimento do paciente aumenta as chances de complicações. O procedimento cirúrgico diminui o risco de problemas na vida adulta”, explicou. 

Os casos mais comuns tratados no Hospital são hérnia, fimose e hipospádia (malformação genética que provoca a abertura anormal da uretra). Também são realizados procedimentos intraparto, corrigindo malformações antes mesmo do nascimento. O cirurgião pediátrico Ugo Bicego disse que o HRPA foi pioneiro nesse método no Estado, em 2015, antes mesmo de ser adotado por hospitais em Belém.

Serviço: Pacientes pediátricos que necessitam de cirurgia devem ser encaminhados pelo serviço de saúde do município para consulta e marcação do procedimento necessário.

Texto: Débora Barbosa - Ascom/HRPA

Por Governo do Pará (SECOM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias