Segunda, 18 de Outubro de 2021 16:17
11 93253-3337
Geral Piauí

Escola estadual é medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

Entre as escolas com estudantes premiados está o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, que conquistou medalha de ouro.

11/10/2021 15h15
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os estudantes da rede estadual de educação do Piauí conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze, além de menção honrosa na edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Entre as escolas com estudantes premiados está o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, localizado no município de Cocal dos Alves, na região norte do Estado, que obtiveram expressiva premiação na sua primeira participação na olimpíada com 19 destaques entre medalhas e menção honrosa.

A professora do Ceti, Raimunda Vieira de Brito, contou que foram os próprios alunos que demonstraram interesse em participar das olimpíadas.  “Eles já têm uma vontade muito grande de participar de olimpíadas do conhecimento, então, sempre estão engajando os professores, os alunos e até as famílias. Neste clima, eles já se interessam por saber o que será cobrado dos conteúdos e têm essa vontade natural de participar”, disse.

Participaram da olimpíada os estudantes no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série); e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

O Ceti Augustinho Brandão conquistou a medalha de ouro com o estudante Francisco Vinicius M. Vieira, no nível 7º ano do Ensino Fundamental. A medalha de prata foi conquistada pelos estudantes João Vitor Barbosa Pinheiro e Ariele Machado da Cunha, no 3º ano Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental, respectivamente.

Os estudantes Francisco Yuri De Brito Vieira, (7º Ano) e Sara Tawany Cardoso Amaral (8º Ano) do Ensino Fundamental foram premiados com as medalhas de bronze, além dos 14 estudantes que conquistaram Menção Honrosa nos níveis do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

A professora Raimunda conduziu todo o processo de preparação dos estudantes para trilhar a preparação nesta primeira edição da ONC e conta que toda a formação específica foi realizada junto a gestão escolar e pedagógica.

“Eu apresentei a eles os conteúdos programáticos, criei grupos de WhatsApp específicos com cada turma e foram mostrados para eles os conteúdos programáticos, videoconferências. Forneci videoaulas que resultaram em boa aprovação na fase 1. O planejamento com os grupos foi intensificado e por ser uma olimpíada que abrange várias áreas do conhecimento tive apoio de outros professores e dos próprios alunos que estavam muito interessados, procuravam sempre trabalhar o conteúdo e graças a Deus deu muito certo”, destacou.

Escola estadual é medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências
Foto: Reprodução/Secom Piauí

As provas da 1ª fase envolveram questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química e foram realizadas de acordo com níveis. As provas da 2ª fase foram aplicadas em formato on-line ou presencial nas escolas de todo o país. A Olimpíada integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias