Termina às 23h59 de segunda-feira (4) o prazo de inscrições para o Programa Bolsa Qualificação Cultural, oferecido pela secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência Geral da Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc. O programa, que disponibiliza 12 mil vagas para trabalhadores e trabalhadoras da área no Paraná, será operacionalizado em parceira com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Ainda há vagas em todas as macrorregiões do Estado. Após o término das inscrições, será divulgada a lista dos habilitados e, na sequência, inicia um período de cinco dias para recurso. As aulas começam após a divulgação da lista final dos habilitados.
Cada participante receberá R$ 3 mil para finalizar as 120 horas/aula do curso, oferecido nas modalidades Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro; e Técnicos. As aulas acontecerão na modalidade Ensino a Distância (EaD), porém, os interessados que não tiverem acesso à internet poderão solicitar material impresso à UEPG. Equipes de técnicos estão percorrendo aldeias e comunidades quilombolas no Interior e Litoral do Estado esta semana para orientar sobre as inscrições.
PROPORCIONAL- As vagas serão distribuídas de forma proporcional entre os municípios do Interior e a Capital do Estado para contemplar o máximo de profissionais da Cultura possível e de forma equânime. As vagas que sobrarem serão remanejadas para municípios que ainda tenham demandas de participação no programa.
Para se inscrever, o interessado deve residir no Paraná, ter mais de 18 anos completos e comprovar a atuação de, no mínimo, dois anos, na área cultural, mediante uma ou mais das alternativas abaixo relacionadas, com link de acesso aos:
- Registros fotográficos;
- Carteira de trabalho profissional; Declaração de entidades de classe do setor cultural, tais como: Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Paraná (Sated/PR); Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec); Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap); Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar) entre outras, desde que legalmente constituídas como representantes do setor cultural; ou Declaração de dirigentes públicos municipais da Cultura.
- Notas do MEI (Microempreendedor Individual) como comprovante de atuação na área cultural, no período indicado no edital, serão aceitas na comprovação de vínculo com o trabalho nos fazeres culturais.
Para tirar todas as dúvidas acesse o edital.
LEI ALDIR BLANC -É como ficou denominada a Lei Federal nº 14.017 de 29 de junho de 2020 elaborada pelo Congresso Nacional com a finalidade de atender ao setor cultural do Brasil, um dos mais efetados com as medidas de isolamento social necessárias em razão da pandemia de Covid-19, destinando para tal o valor de R$ 3 bilhões. Em 2021, a Lei foi prorrogada, estendendo a possibilidade de estados e municípios utilizarem dos recursos em prol do setor cultural.
SERVIÇO:
Programa Bolsa Qualificação Cultural.
Inscrições: até 4 de outubro
inscrição: u.uepg.br/bolsacultura
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 34°
Tempo nublado