Segunda, 18 de Outubro de 2021 16:34
11 93253-3337
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão debate proposta que prevê ações emergenciais para festejos de São João

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Túlio Gadelha: "São João constitui elemento fundante da identidade nacional" A Comissão de Cultura da Câmara dos...

24/09/2021 17h00
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Túlio Gadelha:
Túlio Gadelha: "São João constitui elemento fundante da identidade nacional - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (28) para debater o Projeto de Lei 4219/20, que prevê ações emergenciais para os festejos do São João. A reunião ocorre no plenário 8, às 15 horas.

O pedido para o debate foi apresentado pelo deputado Túlio Gadelha (PDT-PE). Ele destaca que os festejos de São Joãode 2020 e de 2021 foram extremamente impactados pela pandemia de Covid-19. Ele cita estimativas que apontam prejuízo de R$ 1,5 bilhão gerado pelo cancelamento das festas. "Nas últimas comemorações, ocorridas em 2019, apenas o Estado de Pernambuco arrecadou R$ 434 milhões. O São João mobiliza uma extensa cadeia de fornecedores de diferentes áreas de indústrias, comércios e serviços, além do mais, na cultura brasileira, o São João é muito mais do que um simples festejo ou um mero feriado; constitui, sim, elemento fundante da própria identidade nacional", afirmou Gadelha.

Foram convidados para a audiência pública:

  • o secretário de Cultura do estado do Ceará e vice-presidente da Região Nordeste do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabiano Piúba;
  • o presidente da Federação de Quadrilhas do Estado de Pernambuco, (Fequajupe), Michelle Miguel;
  • representante da Associação dos Forrozeiros de Pernambuco, Tereza Acioly;
  • representante do Festival Folclórico de Parintins;
  • o diretor da Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno e diretor-executivo da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas do Brasil, Robson Vilela.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias