Quarta, 28 de Julho de 2021 00:43
11 93253-3337
Cidades Chácara Santa Maria

UBS é revitalizada e conta com atendimento odontológico

Um investimento de cerca de R$ 600 mil foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, para a implantação dos consultórios odontológicos na unidade do Jardim Ângela

17/12/2020 17h00
Por: Redação
Foto: Patrícia Cruz / Divulgação
Foto: Patrícia Cruz / Divulgação

Localizada no Jardim Ângela, a UBS Chácara Santa Maria (Rua Ciclades, 250) - que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h - agora também oferece serviço de odontologia à população da Zona Sul. 

 

Segundo dados da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estima-se que 1,6 mil usuários da região necessitam de atendimento bucal, conforme os encaminhamentos de demandas que eram feitos pela própria UBS a outras unidades do entorno.

 

A unidade, na região do M’Boi Mirim, está numa área de abrangência que supera 17 mil pessoas e com mais de 5,6 mil famílias. Sua capacidade de atendimento, por mês, é de 6 mil visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde, 2.080 consultas médicas, 780 consultas de enfermagem, 384 consultas odontológicas e 1.344 procedimentos odontológicos.

 

A partir das novas instalações, a maior parte dessas solicitações deverá ser absorvida pela própria unidade. Em toda a região do M’Boi Mirim há, atualmente, 67 equipes de saúde bucal. Um investimento de cerca de R$ 600 mil foi realizado pela Secretaria Municipal da Saúde para a implantação dos consultórios odontológicos.

 

A reforma da unidade também vai melhorar o entorno com a canalização de um córrego que alagava na época das chuvas.

 

Construída em uma chácara rica em área verde, a UBS Santa Maria possui dois pisos ligados por rampa de acesso. A unidade também recebeu adequações estruturais, como a estruturação de toda a parte elétrica e cabeamento apropriado para prontuário eletrônico, troca do telhado, colocação de dois portões e instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as salas.

 

O equipamento oferece assistência médica de atenção básica, como consultas individuais de Saúde da Família (clínica geral, atendimento a pacientes de 0 a 2 anos, cuidados com idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes), grupos educativos e/ou terapêuticos, vigilância epidemiológica, atividades físicas, visitas e consultas domiciliares, curativos e vacinas. Aferições de pressão arterial, glicemia capilar, inalação, recepção técnica acolhedora, exame preventivo de câncer de colo uterino, coleta de exames laboratoriais e farmácia também fazem parte dos serviços prestados.

 

A revitalização não causou nenhum tipo de paralisação ou interrupção nas atividades da UBS. A unidade atua com prontuário eletrônico e possui painéis de atendimento, para melhor direcionamento e conforto dos usuários.

 

A UBS Chácara Santa Maria é administrada sob contrato de gestão pelo Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM) e atua com diversos programas como Mãe Paulistana, Oxigenoterapia, Programa de Auto Monitoramento Glicêmico (PAMG), inúmeros grupos educativos e Núcleo de Prevenção à Violência.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias