Sexta, 24 de Setembro de 2021 18:19
11 93253-3337
Saúde Amazonas

Dia do Pediatra: “Nós participamos realmente da vida da criança e da família”, diz especialista

O pediatra é o profissional especializado que deve acompanhar a criança e promover a saúde desde o início de uma vida

27/07/2021 19h35
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

O pediatra é o profissional especializado que deve acompanhar a criança e promover a saúde desde o início de uma vida. Nesta terça-feira (27/07), celebra-se o dia do pediatra e a médica Larissa Said, que atua no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente(Caic) Gilson Moreira, explica a importância do especialista na atenção integral à saúde da criança.


“Nós acompanhamos a criança em todo seu processo de desenvolvimento e crescimento, desde as primeiras horas de vida na sala de parto e maternidade, passando pela alimentação, sono, medidas de crescimento, marcos de desenvolvimento, puberdade. Nós participamos realmente da vida da criança e da família, tentando contribuir para um crescimento saudável e instruindo a família nesse processo”, contou a médica.


De acordo com a pediatra, há inúmeras subespecialidades como neurologia, infectologia, cardiologia, pneumologia, alergia e imunologia. Além da comunicação, no tratamento clínico de crianças e adultos, ser diferenciada. “Você precisa interpretar as reações, o choro, e a criança quase nunca sabe descrever o que está sentindo. A criança também é muito verdadeira, então quando há melhora é algo nítido”, explicou a médica Larissa Said.

Acompanhamento

O acompanhamento integral permite identificar e tratar precocemente doenças comuns na primeira infância como infecções, catapora, alergias e sarampo; e, assim, melhorar a qualidade de vida da criança, que terá mais chances de se tornar um adulto saudável.


“É essencial que a mãe entenda que a saúde do filho dela deve ser prioritária nessa idade. E se ela cuidar da saúde do filho dela agora, ela vai ter um filho saudável para o resto da vida”, reforçou a gerente dos Caics, Ana Liz.

Fluxo de atendimento

A Rede Estadual de Saúde possui cinco Caics em atendimento. Devido à pandemia, as marcações de consultas, que antes eram feitas presencialmente, agora são realizadas diretamente pelo whatsapp para evitar aglomerações nas unidades. 

“Hoje o whatsapp fica disponível para marcações, os pais podem mandar mensagens com a solicitação, os dados da criança, como cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e todas as informações que são solicitadas; e então a consulta é agendada e informada pelo whatsapp. Todos os horários são agendados para não termos aglomeração, se não trabalharmos dessa forma ficamos com as salas de espera muito movimentadas”, explica a Gerente dos CAICs Ana Liz.

Para fazer o agendamento pelo whatsapp:

CAIC GILSON MOREIRA – 3581-9902

Agendamento pelo whatsapp diariamente a partir das 7h.

CAIC JOSÉ CONTENTE- 3247-2500

Agendamento pelo whatsapp toda sexta-feira a partir das 7h.

CAIC JOSÉ CARLOS MESTRINHO – 3659-2303

Agendamento pelo whatsapp toda quinta-feira a partir das 7h.

CAIC AFRÂNIO SOARES – 3643-5800

Agendamento pelo whatsapp diariamente a partir das 7h.

CAIC MOURA TAPAJÓS – 3643-5950. 

Agendamento pelo Whatsapp, por demanda.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias