Sexta, 24 de Setembro de 2021 18:17
11 93253-3337
Geral Pará

Segup apresenta balanço do quarto final de semana de Operação Verão 2021

Mais de 18 mil abordagens foram realizadas pelos órgãos de segurança

27/07/2021 19h25
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Nesta terça-feira (27), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou o balanço operacional do quarto e penúltimo final de semana de julho, de 23 a 25, com as ações integradas dos órgãos de segurança pública durante a Operação Verão 2021, que encerra no próximo dia 2 de agosto.
Segundo o relatório apresentado pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, durante o período acima mencionado, em comparação aos anos anteriores, houve quedas consideráveis em relação a furtos e roubos no Estado, resultado do reforço do efetivo e da integração entre as forças.

Em furtos, os índices deste último final de semana apontam uma queda de 52% em relação ao mesmo período de 2020, e em relação a 2019, quando não havia restrições, a redução fica em 71%. Já em relação a roubos, 2021 apresenta queda de 50% em relação ao ano passado, e de 63% se comparar a 2019.

Para o coronel PM Alexandre Mascarenhas, secretário adjunto de Operações, apesar do volume de turistas e veranistas ter sido maior no último final de semana, as forças de segurança pública do Estado juntamente com os órgãos parceiros, de forma integrada, conseguir conter os crimes contra o patrimônio. 

“Nesse quarto final de semana, por exemplo, em relação ao mesmo período de 2020 nós tivemos uma diminuição de 52% no número de roubos e de 50% no número de furtos, ou seja, isso demonstra que o planejamento executado pela Secretaria de Segurança Pública, juntamente com os órgãos do sistema, tem dado certo e a atuação integrada das forças aliada aos recursos de inteligência que estão sendo disponibilizados pelo Governo do Estado, também tem dado fruto no sentido de conter a alta da criminalidade em relação a patrimônio”, salientou.

Para o último final de semana do mês, o sistema já realiza os preparativos para aguardar um volume ainda maior de pessoas já que costumeiramente é um período que concentra um deslocamento maior da população, aponta o coronel.

“O sistema de segurança pública está a postos, dispondo de recursos humanos e logísticos pra dar proteção para os veranistas no final de semana. Vamos aumentar o número de fiscalização, principalmente para que sejam obedecidos os critérios e as restrições embutidas no decreto do Governo do Estado e também para dar segurança à população, evitando cometimento de crimes e tirar do seio da sociedade elementos que são contumazes na prática de delitos, sejam contra o patrimônio, seja contra a vida de pessoas”, destaca.

Produtividade- As ações realizadas pelos órgãos policiais e de defesa social alimentaram o sistema organizado pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (Sago) da Segup, que reúne e consolida a produtividade de cada órgão. Da última sexta-feira (23), até o último domingo (25), foi registrado, no Estado, um total de 18.362 abordagens, sendo destas: 16.494 a transeuntes; 490 a veículos; 658 a motociclistas; 416 em ônibus; e sete em embarcações fluviais. Foram efetuadas nove prisões e 283 apreensões e fiscalizações.

Agentes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil registraram 39 acidentes por animais aquáticos; sete afogamentos não fatais; 131 atendimentos pré-hospitalares e a localização de 32 crianças. Também foram reforçadas as recomendações sanitárias para conter a Covid-19, com orientações para 4.456 pessoas nos balneários, além da distribuição de 1.312 pulseiras de identificação para crianças.

O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves realizou 12 exames de balística; 5 de perícia veicular e 10 de lesão corporal. Foram arbitradas 41 fianças por agentes da Polícia Civil e 95 procedimentos instaurados, além de 349 boletins registrados e 5 mandados de prisão emitidos. O Departamento de Trânsito registrou 700 autos de infração, 91 infrações com base no artigo 165 do Código de Trânsito.

Texto: André Macedo (Ascom/Segup)

Por Governo do Pará (SECOM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias